Criação de sites e SEO em Curitiba

O que é e como aplicar SEO: Um guia completo para você ficar no topo dos motores de busca 2018!

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Aparecer nos primeiros resultados dos principais motores de busca é o desejo de todos que trabalham na web. Afinal de contas, esse detalhe representa um grande diferencial que não só aumenta o alcance de uma marca, como também gera mais autoridade para o negócio. Contudo, para que isso aconteça você precisa saber como aplicar SEO.

Provavelmente você já ouviu falar desse termo, mas assim como outras pessoas, ainda tem dúvidas sobre o assunto, não é mesmo?!

Pois bem, basicamente o termo SEO representa o elemento que irá auxiliar a sua página a se tornar mais atrativa para os robôs que fazem o rankeamento de URLs na internet.

Com isso, além de ter mais chances de aparecer nos primeiros resultados de pesquisas em motores de busca, a sua página também terá mais visibilidade.

Nesse artigo, vamos abordar o que é esse conjunto de técnicas e como usar ele para melhorar o seu ranqueamento. Por isso, continue lendo esse post e descubra:

  • O que é SEO;
  • Por que devo aplicar SEO em meu site ou blog;
  • Como funciona o Google, um dos motores de busca mais famoso do mundo;
  • Como aplicar SEO e ficar no topo dos motores de busca.

Confira!!!

O que é SEO?

Antes de falarmos sobre como aplicar SEO, é importante que você entenda o que esse termo significa. Essa é a sigla para Search Engine Optimization que em português seria Otimização para Motores de Busca.

O SEO é um conjunto de técnicas aplicadas em páginas e conteúdos para web, visando melhorar o posicionamento em buscadores como Google, Yahoo e Bing.

Com essa técnica de otimização, você terá a chance de trazer a sua página para as primeiras posições, quando determinadas palavras-chaves forem inseridas pelos usuários da internet nos motores de busca.

Por exemplo, se uma pessoa acessa o Google e procura por “Remédios caseiros para sarna” e você trabalha com soluções caseiras. E tem um site com informações e conteúdos que contam com uma boa aplicação de SEO, certamente, na hora que o Google gerar os resultados da pesquisa, a sua página irá aparecer nas primeiras posições, aumentando assim as chances desse usuário ir buscar o que precisa no seu site ou loja virtual.

Esse processo é o que chamamos de tráfego orgânico. Mas, se notar, na página do Google também existem aqueles resultados que sempre aparecem no topo, com um destaque em verde. Nesse caso, estamos falando do tráfego pago.

resultado pesquisa paga do google

Por que devo aplicar SEO em meu site ou blog

Uma das dúvidas mais recorrentes em quem não sabe como aplicar SEO é a relevância desse conjunto de técnicas. Afinal, porque usar determinadas regras ao produzir conteúdos e páginas na internet? Por que a aplicação dessa técnica é tão importante para o seu negócio?

Separamos alguns motivos abaixo pelos quais você precisa investir nessa estratégia. E a primeira delas é:

Aumentar o alcance da sua página

O SEO mais do que uma ferramenta de rankeamento, também é uma forma de você aumentar o alcance da sua página. Uma vez que ela fica mais atrativa para os robôs que fazem o posicionamento nos motores de busca, ela acaba chegando a um número maior de pessoas.

Criar autoridade

Para conseguir se destacar em meio a tantos concorrentes, é necessário mostrar que a sua marca tem algum diferencial a oferecer. Com esse conjunto de técnicas, você consegue aumentar a autoridade da sua página na web.

Quando ela passa a aparecer nas primeiras posições de pesquisas, isso demonstra que ela tem mais relevância. Tanto para os motores de busca, como para os próprios usuários.

E essa é uma das técnicas que aplicamos com os nossos clientes aqui na Next One Web.

Se destaque da concorrência

O SEO também é uma das formas de você se destacar da concorrência. Um site que consegue chegar as primeiras posições dos motores de buscas, sem ser por meio de links pagos utilizando o google ads por exemplo, tem mais destaque entre os concorrentes.

Como funciona o Google

Para saber como aplicar SEO, você precisa entender como o maior motor de buscas da atualidade funciona. E, claro, o porque desse conjunto de técnicas ser tão eficaz.

Basicamente, esse buscador leva em conta uma série de variáveis para posicionar as páginas em suas pesquisas. Para isso, ele utiliza robôs que “leem” todos os conteúdos, desde textos até imagens.

Através dessa leitura, esses mecanismos identificam a relevância da página para o público e, com base nisso, posicionam o site ou blog nos primeiros resultados. O que o SEO faz é justamente tornar a sua página mais atrativa para esses robôs.

Dessa maneira, durante a varredura dos mecanismos, a sua página será vista como mais relevante e, assim, será melhor posicionada. Mas, é sempre importante ressaltar que o SEO é apenas uma das variáveis que o Google leva em conta.

Se você aplicar em um conteúdo de baixa qualidade, o seu ranqueamento ainda será baixo. Por isso que as técnicas SEO devem ser aplicadas juntamente com outras técnicas, como a de Inbound marketing, por exemplo.

Como aplicar SEO e ficar no topo dos motores de busca

como aplicar seo em 2018

Agora que você já entendeu o que é esse conjunto de técnicas, nós vamos te ensinar como aplicar SEO. É importante entender que a todo o momento o mecanismo do Google muda e, por isso, é necessário se atualizar constantemente frente a essas técnicas de otimização.

Só dessa maneira você conseguirá um bom ranqueamento para a sua página. Confira abaixo todos os pontos que precisa saber para aprender como aplicar SEO no seu site ou blog na internet.

Produza conteúdo de qualidade

Como dito anteriormente, um dos fatores que os robôs dos mecanismos de busca levam em conta para ranquear sites é a qualidade do conteúdo deles. Então, antes de mais nada crie uma boa estratégia de conteúdos para a sua página.

Ela precisa oferecer informações de qualidade e relevante para os usuários.

Use palavras-chaves com alto volume de busca

A segunda dica para saber como aplicar SEO é usar palavras-chave com alto volume de busca.

O que isso quer dizer?

Hoje em dia, se você procurar o seu próprio nome no Google, por exemplo, provavelmente o seu perfil no Facebook ou em outra rede social irá aparecer logo nas primeiras posições.

Isso quer dizer que você tem um excelente rankeamento? Não! Porque o seu nome não tem um grande volume de buscas. Ele está aparecendo nessa posição por conta da especificidade da pesquisa e não por sua relevância.

Para que o seu SEO seja aplicado corretamente, você precisa buscar palavras-chave que apresentam um elevado poder de ranqueamento. Uma dica é abrir uma aba anônima no seu navegador e usar as sugestões de busca do próprio Google.

Elas são dadas justamente com base no volume de busca. Então, se elas estão ali, é porque são relevantes.

Além disso, você também pode usar o auxilio de outras ferramentas que geram palavras chave de alta relevância com base no tema ou nicho de mercado em que atua, como o Keywordtool.io, por exemplo.

Existem algumas ferramentas que todo profissional de SEO precisa conhecer para conseguir obter todas as métricas necessárias para poder competir em SEO e conseguir estar na primeira página e também entre as 3 primeiras posições.

Bullet points

Os tópicos também tem o seu papel na otimização de páginas na internet. Isso porque, eles deixam o conteúdo mais escaneável, ou seja, mais fácil de ler tanto para os motores de busca, como para os usuários.

Consequentemente o seu site acaba sendo encarado como mais relevante dentre as outras opções presentes nos resultados da pesquisa feita pelo usuario.

Título e descrição (title e meta-description)

O Title e a meta description são os elementos que irão aparecer nos resultados das pesquisa dos buscadores. Eles têm um grande peso no ranqueamento, uma vez que conseguem resumir o conteúdo da sua página.

Muitas pessoas esquecem de alterar esses dados, deixando coisas como Home e slogans. Isso dificulta o rankeamento, até porque os motores de busca não irão associar essas informações ao conteúdo postado.

Então lembre-se de alterar esses dois elementos. Os dois precisam conter a palavra-chave principal do seu conteúdo, e tem de descrever o material de maneira resumida.

URL

Claro que não poderíamos esquecer do endereço do site. Quando você posta algo, geralmente uma URL genérica é criada, com vários números e letras aleatórios. Isso dificulta a indexação por parte dos motores de busca.

Logo, antes de postar qualquer conteúdo em sua página, lembre-se de alterar a sua URL para algo que seja fácil de identificar. A maioria dos Gerenciadores de Conteúdo como WordPress possibilitam que você altere isso rapidamente.

O ideal é que o seu URL sempre tenha a palavra-chave do seu conteúdo.

Essas são algumas das principais técnicas de como aplicar SEO na sua página. É preciso que você tenha em mente que essas estratégias de ranqueamento mudam a todo o momento, justamente por conta das alterações nos buscadores. Por isso sempre fique de olho nas novidades para se manter sempre bem ranqueado.

Você também pode se manter atualizado com as dicas de um dos melhores especialistas em SEO e marketing digital, Neil Patel!

*Dica: É muito importante que você saiba inglês, pois os termos utilizados em SEO vem de origem americana, então para absorver melhor os conhecimentos pratique seu inglês sempre! Existem diversos cursos para você aprender, procure o melhor curso de inglês online , ou se você deseja praticar seu reading e listening com resumos de livros de não ficção, conheça a Idiomus!

Gostou desse post? Então aproveite para compartilhar com as pessoas para que elas também possam ter esse conhecimento.

Um forte abraço 😀

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