Criação de Sites e SEO em Curitiba

Inteligência artificial: O que é, quais são as vantagens e como ela impactará as pessoas e o mercado

Compartilhe nas Redes Sociais

O uso da chamada Inteligência Artificial parece coisa de filme futurista.

Mas a verdade é que essa tecnologia já está presente no nosso dia a dia e, muitas vezes, em lugares que nem sequer percebemos.

Essa tendência tecnológica ainda é novidade para muitos empreendedores.

No entanto, para quem já conhece e aplica a IA em seu cotidiano,  com certeza desfruta de uma série de vantagens únicas.

Não é à toa que grandes empresas já investem nessa tecnologia do futuro e muitas outras estão se aperfeiçoando para colocá-la em prática o mais breve possível.

Nesse post vamos explicar mais a fundo o que é a inteligência artificial, como ela tem sido usada atualmente e quais são as perspectivas do mercado em relação a essa inovação no futuro.

Por isso, não deixe de ler esse post até o final e fique antenado em tudo o que precisa saber sobre esse assunto!

O que é inteligência artificial?

É um conceito amplo que engloba várias inovações. Basicamente, ela é um segmento da indústria de informática e tecnologia, que visa criar máquinas e soluções inteligentes.

Essa inteligência é criada a partir de códigos de programação específicos, que permitem, a um determinado programa ou periférico, realizar ações, analisar equações e traçar probabilidades.

De modo geral, podemos defini-la como uma máquina ou programa que pode definir, por meio de uma análise aprofundada, entre ações, opções ou alternativas pré-definidas.

Mais do que isso, a máquina ou programa pode “aprender” utilizando as informações que entram em seu banco de dados.

Por conta do que ela representa, do que vem gerando e também do que pode gerar no futuro é que essa tecnologia tem sido amplamente utilizada em diversos setores do mercado.

Desde bancos até no agronegócio.

Quais são as vantagens da inteligência artificial?

Segundo estimativas do Sebrae, apenas em 2018 o segmento de inteligência artificial deve movimentar R$ 730 milhões no Brasil.

Isso porque, a cada ano que passa essa inovação é ainda mais aperfeiçoada, gerando novos horizontes.

Confira um vídeo onde a Stéfany Mazon explica como realmente funciona a IA:

Além disso, essa inovação traz uma série de vantagens, tais como:

Versatilidade

Uma das vantagens da IA é que ela representa uma solução bastante versátil. Não é à toa que ela é aplicada em tantos segmentos do mercado.

Atualmente já possível programar máquinas para executar diversas tarefas e prever diferentes tipos de dados.

Ao mesmo tempo em que a IA é usada, por exemplo, para prever o comportamento de consumidores em lojas virtuais, ela também pode ser aplicada nos campos para evitar que pragas se alastrem pelas safras.

Além disso, também é possível encontrar bancos financeiros e outras instituições, que trabalham com a IA para promover um melhor atendimento ao público, bem como para otimizar operações em suas companhias.

Custo

Ao contrário do que muita gente pensa, usar a inteligência artificial não é algo apenas para empresas de grande porte, que podem fazer altos investimentos.

Hoje em dia, já é possível encontrar soluções de IA baratas, que estão acessíveis até mesmo para pequenos empreendedores.

Isso acontece, principalmente, por conta do volume de startups que focam no desenvolvimento e aperfeiçoamento dessa solução, inclusive, visando baratear o uso dela.

Precisão

Uma das maiores vantagens da inteligência artificial é o fato dela ser altamente precisa.

Sua infraestrutura foi completamente desenvolvida para não ser suscetível a erros comuns que geralmente os humanos cometem em algumas funções.

O código de programação é perfeito, evitando qualquer tipo de falha.

Não é à toa que ela é usada amplamente por empresas que precisam lidar, por exemplo com dados bancários.

Redução de retrabalho

Como seu índice de precisão é elevado, a inteligência artificial também reduz o percentual de retrabalhos dentro das empresas.

Em se tratando das pessoas de um modo geral, ela também trará vários benefícios, como:

  • Mais facilidade de comunicação;
  • Acesso a serviços mais precisos e de qualidade, como os da área de saúde, por exemplo;
  • Mais segurança, uma vez que a IA pode ser implantada para reforçar sistemas de segurança residenciais;
  • Agilidade nas tarefas do dia a dia;
  • Comodidade, dentre outros.

Essas são apenas algumas das vantagens da inteligência artificial. Mais do que uma inovação que tem revolucionado o mercado, ela é uma solução que promete otimizar cada vez mais o dia a dia de muita gente.

Qual é o nível dessa tecnologia atualmente? E quais empresas já usam aplicam essa tecnologia?

[imagem inteligencia artificial em empresas]

Atualmente ela já está em um nível muito avançado. Tanto, que está presente em diferentes áreas do mercado e já substituiu os humanos em várias funções.

O nível é tão alto, que hoje já encontramos inovações que coletam informações, e criam novas ações e soluções a partir delas.

É o caso, por exemplo, da plataforma de serviços cognitivos IBM Watson, que é utilizada por milhares de empresas pelo mundo.

Entre as aplicabilidades desse software que mostra o seu potencial está o diagnóstico de câncer. Hoje, ele já consegue fazer diagnósticos com taxa de acerto de 90%, enquanto os médicos especialistas no assunto têm uma taxa de 50%.

Outro dado que mostra o nível em que se encontra a inteligência artificial atualmente é o fato de algumas corporações, entre elas Amazon, IBM, Microsoft e Google terem se unido em 2016 para criar um grupo de pesquisa e defesa envolvendo a IA.

Quando falamos de IA, a dominação das máquinas ou o uso desenfreado são assuntos recorrentes.

E um dos objetivos desse grupo desenvolvido é justamente criar e compartilhar boas práticas relacionadas à inteligência artificial.

Mais do que isso, eles querem defender implementações éticas dessa solução, aumentar o entendimento do público sobre o assunto e reunir esforços no para o aprimoramento dessa tecnologia.

Mas você deve estar se perguntando:

#Como a inteligência artificial está presente no nosso dia a dia?

Bom, já é possível afirmar que ela está presente em praticamente tudo.

Por exemplo, o Banco Bradesco já tem disponível para todos os seus clientes a BIA(Bradesco inteligência Artificial).

Ela nada mais é do que um Chatbot baseado em IA que visa prestar atendimento imediato aos clientes, veja no vídeo abaixo algumas das ações da BIA.

Ela foi criada a partir da plataforma IBM Watson. Basicamente, o objetivo dela é responder as dúvidas mais comuns de clientes, bem como solucionar problemas recorrentes.

O grande diferencial dessa novidade do Banco do Bradesco é que ela está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Quer outro exemplo? Bom, é impossível falar de IA sem citar o Google.

Ele lançou há alguns anos o algoritmo Rank Brain, que é utilizado na ferramenta de busca da empresa e faz parte do estudo em SEO(otimização de buscadores), que processa o comportamento de milhões de usuários ao redor do mundo, e entrega pesquisas mais relevantes com base nessas informações.

Outro exemplo também do Google é o seu carro autônomo, que é um dos projetos mais ambiciosos.

O carro inteligente conta com um complexo sistema de programação e sensores, que analisa todo o seu entorno e consegue fazer com que ele transite até mesmo em vias de alto tráfego.

E esses são apenas alguns dos exemplos da aplicação da inteligência artificial.

Poderíamos citar uma série de outras empresas que também usam essa solução. As suas sugestões de páginas e perfis no Facebook? Ou aqueles anúncios? Tudo é feito a partir desta tecnologia.

Por conta disso que cada vez mais empresas tem investido no desenvolvimento dessa inovação. Ela já tem revolucionado o mercado, mas seu potencial é imensurável.

Quais as perspectivas para o avanço da inteligência artificial no futuro?

As perspectivas para o avanço da inteligência artificial são muito boas. E com o ritmo que ela tem evoluído, os resultados tendem a se mostrar cada vez melhores.

Muito disso se deve ao boom da Era Digital, que conectou grande parte da população mundial a internet.

Isso gerou um volume de dados grandioso para o próprio aprendizado das IAs.

Nos próximos anos, como a tendência dessas informações é só aumentar, juntamente com o ritmo de desenvolvimento tecnológico, o futuro da IA é promissor.

E não apenas do aperfeiçoamento da tecnologia em si, mas de todos os mercados ligado a ela.

Segundo uma pesquisa da Accenture sobre o impacto da Inteligência Artificial, até 2035 ela poderá duplicar as taxas de crescimento econômico anual, nas principais 12 economias desenvolvidas ao redor do mundo.

Essas 12 economias geram juntas cerca de 50% da produção mundial.

Ou seja, o impacto será grandioso.

Além disso, o mesmo estudo aponta que dentro do setor empresarial a IA irá aumentar em 40% a força de trabalho. Isso sem falar da redução de custos.

Mas é claro que nem tudo são flores!

Uma das maiores preocupações em relação à Inteligência Artificial são os limites de aplicabilidade dessa inovação tecnológica.

Um dos maiores medos de pessoas e empresas é que ela substitua completamente os humanos em algumas funções.

E isso já está acontecendo com vários cargos ao redor do mundo. No Japão, por exemplo, já é possível encontrar caixas de supermercado totalmente autônomos.

Por conta disso que uma das grandes preocupações das empresas de tecnologia é controlar esse desenvolvimento.

Ao mesmo tempo que os esforços de aperfeiçoamento de IA estão sendo incentivados, eles precisam ser controlados para que isso não saia do controle.

Pode parecer coisa de filme de futurista ou de ficção cientifica.

Mas o temor é realmente levado a sério por muitos especialistas. Tanto que existem pesquisadores se debruçando em maneiras de frear esse possível cenário.

Contudo, é claro que forças estão sendo movidas para que a Inteligência Artificial seja não só aperfeiçoada, mas, usada para fins positivos.

Mas, apenas o futuro poderá nos afirmar com certeza a força dessa inovação, e as consequências que ela poderá trazer.

Gostou deste post? Compartilhe com as pessoas que você conhece para que elas também tenham este conhecimento.

Forte Abraço! 😀

voltar
WhatsApp chat WhatsApp | Fale Conosco!