Criação de Sites e SEO em Curitiba

Funcional e organizado! #HTML5

Compartilhe nas Redes Sociais

As inovações que turbinaram o novo HTML5

Uma plataforma que não se atualizava há anos, desde 1999, hoje traz muitas novidades positivas para o mundo da programação.

Funcional e organizado, acessibilidade e suporte são umas das características novas deste novo padrão do HTML5, deixando a utilização do Flash de lado, o que para a maioria foi um dos melhores acontecimentos.

O grito de independência foi dado!

Com as novas atualizações realizadas através da parceria entre a W3C (World Wid Web Consortium) e a WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group), os usuários não precisarão buscar excessivamente por plugins externos, saem os blocos e linhas e entra um conjunto bem organizado de categorias.

Conheça algumas tags novas do HTML5

header – tag de cabeçalho ou tag h1 em HTML. Será o título de um post ou outro texto em ênfase. Existem outras tags de cabeçalho no HTML5, h2, h3, h4 e assim por diante, entretanto, h1 é a que se destaca.

footer – Pode ser usado mais de uma vez em um único documento.

Define um rodapé que conterá as informações sobre o elemento contido, geralmente são estas as informações: Autoria, direitos autorais, contato, voltar ao topo, sitemap, documentos relacionados.

aside – Tag do HTML5 que define um bloco de conteúdo, este bloco é um conteúdo a parte e que tem relação com o conteúdo principal, podendo estar em uma barra lateral (sidebar).

Os assuntos exibidos nesta ação são: Assuntos relacionados, contextuais, navegação secundária ou publicitário.

main – Também uma tag de conteúdo como a tag aside, porém esta tem a ver com o conteúdo principal de um documento no HTML5, além de ser exclusivo para o mesmo, contudo não pode haver conteúdos repetidos em documentos secundários como: links de navegação, logos, barras laterais, formulários de pesquisa e direitos autorais.

A tag main não pode ser descendente das tags article, aside, footer, header ou nav, e não pode haver duas tags main no mesmo documento.

article – Conteúdo independente e independente do HTML5. Ele deve ser distribuído e isso independe do resto do site.

As fontes potenciais para trabalhar com esta tag são: Notícia, blog, deixe seu comentário, fórum.

section – Define seções em um documento, rodapés, cabeçalhos capítulos e outras seções.

As mudanças são significativas e muitas empresas já estão adotando esta novidade para seus projetos.

Estrutura básica do HTML5

O progresso e o desenvolvimento não param com o HTML5!

Vimos que as mudanças do novo HTML5 são significativas, e muitas empresas já estão inserindo esta novidade para seus projetos.

Contudo é sempre importante, diante de tantas mudanças, conhecer a plataforma e o que ela oferece, saber como direcionar essas ferramentas é um diferencial para o bom desenvolvimento do trabalho em geral.

Você pode conferir mais a fundo sobre esta linguagem de marcação através da página W3Schools.

Espero que tenha gostado, um forte abraço! 😀

voltar
WhatsApp chat WhatsApp | Fale Conosco!