Backlinks: O Que São e Quais os Efeitos Positivos em um Site?

Sem exagerar, a grande maioria das pessoas que possuem um site, seja ele um site institucional, um blog ou um e-commerce, gostariam de posicioná-lo na primeira página de resultados do Google.

Eu sei que isso é uma coisa muito óbvia de dizer, certo?

Porém, a maioria das pessoas não conseguem tal façanha e isso se dá principalmente por um segredo que vou contar pra vocês neste artigo.

E eu tenho convicção que se você ler este artigo inteiro, ao final dele, terá em mãos a grande fórmula secreta para colocar o seu site no maior buscador do mundo e mudar a história do seu negócio!

Isso mesmo, estou falando do gigante das buscas Google.

Não posso deixar de dizer, que se você precisar desenvolver seu site já otimizado para os buscadores, não deixe de contratar a minha agência de desenvolvimento web, certo?

Prepare-se, pois vamos mergulhar fundo.

O que são Links?

Antes de realmente abordarmos tudo sobre os backlinks, você precisa saber o que de fato é um link e qual o papel dele na internet.

Um link nada mais é do que um pedaço de texto ou palavra (também pode estar em uma imagem), que você pode clicar.

Imagem mostra um link dentro de um texto na web

E ao clicar no link, você é direcionado para alguma outra página, seja interna ou externa.

Os links são extremamente importantes, não só para o Google como também para a própria web, pois é através deles que nós conseguimos informações novas, descobrir novos sites, etc.

Ou seja, criar realmente uma rede de informações.

E saiba disso:

O Google utiliza muito os links para rastrear a web e também para posicionar sites na primeira página de resultados.

Anote essa última frase acima, pois é isso que você vai aprender a partir de agora.

O que são Backlinks?

Um backlink é um link que o seu site recebe de outro site.

Calma, vou explicar de forma detalhada para que você entenda de uma vez por todas.

Por exemplo, quando você cria um site, ele possui várias páginas, certo?

Normalmente tem a página inicial que chamamos de home, a página de contato, sobre a pessoa/empresa e também pode haver um blog.

Digamos que dentro do blog do seu site, você criou um artigo falando tudo sobre um determinado assunto que faz parte do seu nicho.

Então você acabou compartilhando esse artigo nas suas redes sociais e seus amigos e parentes próximos acabaram lendo o artigo, gostaram e também compartilharam.

Nesse compartilhamento dos seus amigos e parentes, algum blogueiro do seu nicho acabou por gostar muito do seu artigo e acabou fazendo um link para ele.

Ou seja, o seu site acabou recebendo um backlink.

Vamos deixar mais claro ainda:

BLOG DO SEU NICHO >> LINK >> SEU SITE

O que é e como funcionam os backlinks

Então, quanto mais backlinks o seu site recebe, mais autoridade perante o Google ele fica.

E o pulo do gato:

Os backlinks HOJE representam 80% da força que o seu site precisa para chegar ao topo do Google.

Vamos mais afundo sobre isso agora!

Quais os efeitos dos backlinks em um site?

Agora que você já sabe o que é um backlink, é necessário saber os motivos reais que você precisa batalhar para consegui-los.

Vamos entender primeiramente como os backlinks funcionam para o algoritmo do Google.

Vou dar um exemplo no mundo físico para você entender o conceito, ok?

Imagine que na sua cidade haverá um desfile de moda onde terão duas celebridades fazendo propaganda de uma determinada marca.

Vamos imaginar que a Gisele Bundchen e o Pelé são essas duas celebridades.

Após o término do desfile, ambos falam sobre a marca X.

A minha pergunta é a seguinte:

Qual celebridade possui mais autoridade para falar de moda?

Gisele Bundchen ou Pelé?

Fácil de responder essa, não é? Haha.

Claro que quem possui mais autoridade em moda é a Gisele Bundchen, pois o pelé é jogador de futebol.

Então, com certeza as pessoas que ouvirão a modelo serão fortemente influenciadas a comprar as roupas da marca X.

E o Pelé?

Bom, comercialmente ele não foi muito interessante para essa marca rsrs.

Enfim, voltando aqui ao nosso mundo de SEO, é exatamente isso que os backlinks fazem ao Google, eles influenciam o buscador a colocar o seu site no topo das buscas, já que muitos outros sites do seu nicho estão “falando” do seu site.

Nunca se esqueça disso:

Backlinks para terem efeito no seu site, precisam ser do seu nicho!

Ah, e preciso também dizer outra coisa importante.

Quando o seu site recebe um backlink, esse link será apontando para uma página específica dentro do seu site.

Ou seja, somente essa página estará recebendo “autoridade”, ok?

Se você quiser espalhar essa autoridade para outras páginas do seu site e fazê-las subir nos rankings, então você precisará trabalhar a linkagem interna dentro dele.

E quais os efeitos que os backlinks causam dentro da página que os recebeu?

Eu costumo dizer que os efeitos são mágicos rsrs.

Além dessa página específica subir nos rankings, existe um outro efeito que eu acho sensacional:

Quando você escreve um artigo por exemplo, você já foca em uma determinada palavra-chave para ranquear, não é?

Nunca se esqueça disso, uma palavra-chave para uma página do seu site.

Infelizmente a maioria não sabe disso.

Quando essa página começa a receber os backlinks, ela começa a ranquear para outras palavras-chave além da principal que você tinha otimizado.

Sensacional isso, não acha?

Exemplo:

Digamos que você otimizou uma página do seu site para a palavra-chave “SEO”.

Só que dentro deste artigo você escreveu sobre títulos, meta-description, seo on-page e off-page, etc.

O efeito dos backlinks fará com que essa página ranqueie não só para SEO mas também para essas outras palavras.

Isso faz com que uma única página do seu site receba MUITO tráfego orgânico.

Eu fico maravilhado com essas coisas que existem no nosso mundo Google!

Backlinks de outro nicho são válidos para subir nos rankings?

E a resposta curta e grossa é: NÃO!

Mas calma que vou explicar.

Lembra da história das duas celebridades que contei mais acima no texto?

Então, naquele caso, o Pelé não fez muita diferença ou fez zero diferença, pois ele não tinha autoridade nenhuma para falar de moda.

A mesma coisa acontece quando o seu site de perfumes recebe um backlink de um site de borracharia.

Qual o sentido disso?

Nenhum né!

Então, não gaste horas do seu tempo tentando conseguir backlinks de sites que não são do seu nicho, pois o efeito disso será ZERO!

Backlinks automatizados causam algum efeito para o Google?

Há muitos anos atrás, talvez uns 10 anos, o Google posicionava sites que possuíam QUALQUER tipo de backlink.

E isso era extremamente ruim para as buscas, pois a grande parte dos resultados que apareciam na primeira página, eram sites totalmente ruins que só queriam vender produtos, etc.

Como o objetivo final do Google sempre foi apresentar os melhores resultados para as buscas dos usuários, eles começaram a tirar a autoridade de links não contextuais.

O resultado?

O algoritmo melhorou 99% deste então.

Se você navegar por grupos do Facebook ou em algum fórum sobre SEO, provavelmente irá se deparar com pessoas falando de ferramentas que automatizam backlinks.

Mas não caia nessa cilada.

Hoje em dia essas ferramentas não funcionam mais.

Todas essas ferramentas geram backlinks vindo de comentário em blogs que não são contextuais em sua grande maioria.

E não causam nenhum efeito positivo para o seu site, pois 99,99% dos blogs utilizam o atributo “nofollow” nos comentários, e sabemos que este atributo diz ao Google para não passar autoridade para o link.

Tudo isso significa que se você ser teimoso e tentar comprar essas ferramentas para gerar links, irá só gastar tempo e dinheiro sem resultado algum.

Mas como eu sempre digo no meu canal do YouTube:

Testem a vontade!

Pois assim saberão que não funciona e terão um aprendizado prático.

Tipos de backlinks

Eu costumo dizer que não é uma tarefa difícil conseguir backlinks para o seu site.

Mas eu sempre digo que é realmente trabalhoso consegui-los.

E além de você ter todo o trabalho para conseguir que seu site receba esses apontamentos de outros sites do seu nicho, você precisa cuidar que sejam links “dofollow”.

Veja, não existe link “dofollow” na tag <a> de link, ok?

Nós utilizamos essa expressão para dizer que o link não pode ter alguns atributos que vou explicar agora:

Nofollow

Este atributo diz ao Google para não passar autoridade para o site linkado.

Isso quer dizer que se você conseguir que outro site faça um link para o seu site, porém o dono do site coloca o atributo “nofollow” neste link, isso não ajudará o seu site a subir nos rankings.

De qualquer forma, é muito bom ter links “nofollow” apontando para o seu site, pois eles levam tráfego de referência e deixam o perfil de backlinks do seu site natural.

UGC (user-generated content)

Este atributo de link mostra ao Google que o link foi gerado por um usuário de um site/blog.

É muito utilizado em comentários de blogs onde o dono do blog não tem como ter controle dos links que ali são postados.

Então por padrão, todos os links dentro dos blogs tem este atributo.

Estes links com UGC também não passam autoridade para o site linkado.

SPONSORED

Quase ninguém utiliza este atributo, pois ele diz ao Google que o Link foi comprado/patrocinado para existir.

Um exemplo simples, é uma empresa comprar um link na home de um grande portal.

O Google pede que o portal coloque o atributo “sponsored” nestes casos onde envolve dinheiro ou envio de um produto em troca de um link.

A maioria não utiliza este atributo nestes casos, pois como você pode imaginar, o link que tiver este atributo também não ajudará os rankings do site que está recebendo o link.

Comprar links é correto? Meu site pode ser penalizado?

Esse é um assunto polêmico e que na minha opinião como profissional de SEO, envolve muita hipocrisia.

Se você for olhar o guia para webmasters do Google onde é abordado a questão de links, você verá que qualquer ação ativa para conseguir backlinks já deixa o site passível de punição.

Porém, a pergunta que fica é:

Como o Google descobre que você está correndo atrás de links?

A resposta:

Não tem como ele saber!

Se você esperar que seu site receba links naturalmente só porque você tem um ótimo conteúdo, sinto lhe dizer, isso não vai acontecer!

Ou a chance disso acontecer é de uma em um milhão.

Quando eu falo sobre compra de links, não quero dizer sobre links automatizados, até porque já ensinei vocês sobre isso mais acima no texto.

O que estou querendo dizer, é que quando você toma uma ação de construção de links ou link building, você vai sim se deparar com blogueiros pedindo um certo valor para colocar um link apontando para o seu site dentro do blog deles.

E aí, você precisa saber se vale a pena pagar por este link ou não.

Saiba que tem muita gente bem influente no meio do mercado de SEO que fala pra você não comprar nenhum link por aí, mas eles compram bastante.

Fique atento!

Como conseguir backlinks?

Agora que você já tem muita informação sobre os backlinks, vou ensiná-los algumas técnicas para conseguir esses apontamentos e assim ver o seu site chegando no topo do Google.

Mas antes você precisa saber que essas técnicas são chamadas de link building.

Link building nada mais é do que você “construir” links para o seu site.

E sim, todos os donos de sites que sabem SEO, fazem link building. Pois como expliquei pra vocês, links naturais não irão acontecer.

Então vamos a algumas técnicas:

Técnica Skyscraper

Essa técnica é muito simples, mas é extremamente efetiva.

Posso dizer com autoridade, que consigo muitos backlinks para meus sites e clientes com ela.

Nesta estratégia o que você precisa fazer primeiramente é escolher um assunto que está em voga dentro do seu nicho.

Para isso você pode utilizar ferramentas de SEO como Ubersuggest e Answer the public.

Essas ferramentas costumam mostrar o volume de buscas de uma palavra-chave, dificuldade para ranquear, etc.

Não posso deixar de dizer para que você jamais confie 100% nessas ferramentas, pois os dados delas não são precisos.

Após definir o assunto do seu artigo, você precisa ir até o Google e digitar essa palavra-chave.

Vamos imaginar que você vai escrever tudo sobre Marketing Digital.

Exemplo de como aplicar a técnica Skyscraper em SEO

Após digitar a palavra-chave na busca, você vai analisar os primeiros resultados.

Resultados da primeira página do Google

E você vai analisar o conteúdo desses sites.

Ou seja, neste caso, teríamos que analisar os assuntos abordados, se possui imagens, vídeos, infográficos, etc.

Após essa análise minuciosa feita, você deve fazer apenas uma coisa:

Escrever mais e melhor sobre o determinado assunto escolhido. Neste exemplo, eu teria que escrever muito mais afundo sobre Marketing Digital.

Entendeu?

Não tem segredo, mas acredito que você já percebeu que é bem trabalhoso.

O resultado é fantástico!

E sabe de uma coisa? Eu costumo dizer que se é difícil pra você, também é para o seu concorrente.

Ganha nas buscas quem for menos preguiçoso 🙂

Técnica do Guest Post

Essa técnica você realmente precisa tomar cuidado com ela, ok?

Apesar de ser uma técnica muito efetiva, se o seu site tiver somente este perfil de backlinks, ele será penalizado.

O erro da maioria das pessoas quando começam a aprender sobre SEO e backlinks, é que elas encontram uma técnica e saem fazendo somente isso.

Não cometa esse erro de jeito nenhum!

Veja, não tem problema o seu site receber backlinks de guest post, o problema é você conseguir backlinks somente dessa forma.

Como funciona:

Você vai entrar em contato com blogs do seu nicho oferecendo um artigo de graça pra eles em troca de um link.

Ou seja, digamos que você me mande um email oferecendo um artigo para um dos meus sites.

Isso é muito bom pra mim, pois eu não vou precisar gastar horas do meu tempo escrevendo um artigo ou gastar dinheiro pagando um redator, pois você vai escrever pra mim.

Mas em troca dessa facilidade, você inclui um link dentro desse artigo apontando para o seu site.

Se o artigo for bom, você pode conseguir muitos backlinks dessas forma.

Técnica da criação de ferramentas

Essa técnica é muito legal, pois consiste em você criar uma ferramenta básica e útil para o seu nicho e sair espalhando por aí que ela existe.

Um grande exemplo disso é do famoso marketeiro Neil Pa(s)tel haha.

Há alguns anos ele comprou a ferramenta Ubersuggest que já mencionei pra vocês, e colocou dentro do site que ele já tinha.

Sabem o que aconteceu?

BOOOM!!

O site dele dobrou o tráfego e continuou recebendo backlinks, pois realmente é uma ferramenta de palavra-chave muito útil.

Sim, eu sei. Pra você criar uma ferramenta simples terá que gastar algum dinheiro.

Mas eu te pergunto:

Qual o preço para ficar e se manter no topo das buscas do Google? Quanto dinheiro isso pode gerar para o seu negócio?

Pense como investimento e não gasto!

Conclusão

Neste artigo expliquei em detalhes o que são backlinks e quais os efeitos que eles causam dentro do seu site.

Começamos falando de links, a importância deles não só para o Google, mas também para a web.

O Google precisa dos links para poder rastrear os sites novos e novas páginas dos sites que já foram rastreados.

Falamos sobre backlinks automatizados e vocês agora sabem o motivo que eles não funcionam mais nos dias de hoje.

Abordamos também sobre os atributos de links e o direcionamento que cada um dá para o robô do Google.

Atributos “nofollow”, “UGC” e “sponsored” não passam autoridade para o site linkado.

Ensinamos sobre a polêmica da compra de link. Sim, você pode se deparar com blogueiros pedindo dinheiro em troca de um link no site dele. Basta você saber se vale a pena ou não!

Enfim, espero que você tenha gostado e aprendido muito sobre os backlinks, pois eles são essenciais para que um site consiga alcançar o topo das buscas do Google.

Sem os backlinks, em um nicho que tenha alguma concorrência, seu site jamais poderá competir pela primeira página de resultados do Google.

Se ficou com alguma dúvida, deixa nos comentários, ok?

Grande abraço à todos!

 

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Caio Rodrigues

[Caio Rodrigues especialista em SEO]

Me chamo Caio Rodrigues e sou especialista em SEO há mais de 5 anos. Autor de um blog especializado no assunto, e criador dos cursos SEO on-page, SEO off-page, SEO Local e Como trabalhar profissionalmente com SEO na plataforma Udemy. Possuo mais de 1500 alunos em todo o mundo. Amo otimizar sites e colocá-los no topo do Google!



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  • Rodrigo R.

    Fala, Caião! Que artigo sensacional sobre backlinks meu caro. Cada vez que eu penso que sei SEO, você vem com algum artigo pra me dizer o contrário haha. Brincadeiras a parte, só tenho a agradecer pelo seu belo trabalho. Continue por favor! Obrigado.

    • nextone

      E aí, Rodrigo! Fico extremamente feliz que tenha curtido o artigo hehe. Comentários como o seu são meu combustível para continuar o trabalho. Grande abraço, amigo. =)

  • Fernanda Silva

    Uauuu! Amei o artigo, Caio! Eu já tinha alguma noção sobre a importância dos backlinks para sites, mas realmente clareou demais. Achei fantástica a explicação sobre os efeitos. Grande beijo!!!!!!!

    • nextone

      Oi, Fernanda! Realmente é sensacional o efeito do backlink na página. Apesar de trabalhar há anos com isso, sempre fico empolgado kkk. Abração e obrigado pelo feedback.

  • Pedro Junior

    Uhuuu! Quando você postou lá no grupo do Telegram que havia escrito esse artigo sobre backlinks, vim correndo kkk. Não perco um conteúdo seu meu amigo. Ah, não fazia idéia de muitas coisas que você abordou, principalmente a parte dos atributos de links e os efeitos dos backlinks em um site. Sensacional mesmo. Valeuzãoooo!

    • nextone

      Hahaha que legal, Pedro! Bom saber que você tem curtido meu trabalho. Realmente é sensacional essa parte dos efeitos dos backlinks e dos atributos! Que aliás é super importante saber hehe. Tmj sempre!